Yogaterapia Hormonal
Esse lindo método de exercícios foi criado por Dinah Rodriguez no auge dos seus 63 anos de idade quando, professora de Hatha-yoga e yogaterapia, identificou a necessidade de auxiliar mulheres no equilíbrio hormonal quando se deparam com os sinais e sintomas da menopausa. Iniciou então pesquisas com auxílio médico para comprovar o aumento dos hormônios estrógenos.
Em estudo, Souza, T.R., Novais, J.M e Maciel, R.R.B.T. sobre “A influência da yogaterapia hormonal nos níveis hormonais de estradiol”, avaliaram os efeitos do método em 23 mulheres entre 45 e 65 anos de idade praticando 3x/semana, sem uso de qualquer tipo de reposição hormonal, durante 9 meses. Foi observado que embora não houvesse aumento significativo nos níveis hormonais, houveram melhorias significativas na percepção de sintomas como fogachos, dores articulares, depressão e libido.
Observa-se o mesmo na clínica. A fisiologia neuroendócrina explica como o sistema nervoso autônomo influencia com o decorrer do tempo o sistema hormonal pelo eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal-gonadal. Práticas de controle do estresse ajudam a diminuir os sintomas da menopausa. O Yogaterapia hormonal é uma delas.
Quais suas vantagens?
- Pode ser praticada por indivíduos, homens e mulheres, em qualquer condição física, inclusive aqueles que nunca fizeram exercícios físicos ou não gostam de exercícios comuns
- É praticada em casa por videochamada para aprendizagem dos exercícios
- É uma prática de yoga dinâmica. Excelente para aqueles que acham que preferem exercícios mais dinâmicos, menos isométricos, comuns no Yoga
- A prática associa corpo, mente e espírito tornando-a uma experiência de apropriação perceptiva ainda mais proveitosa.